quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

LIÇÕES NA TEMPESTADE - 1. Apóstolo Paulo, Intimidade Com Deus

O capítulo 27 do Livro de Atos dos Apóstolos narra uma das muitas aventuras missionárias do Apóstolo Paulo. O mesmo havia sido preso pelos judeus em Jerusalém, quanto estava no sagrado Templo (Atos 21). Interessante que a prisão havia sido prenunciada no capítulo 21 por um profeta chamado Ágabo. Mesmo assim Paulo não recuou.

Agora, Paulo viaja para Itália sob a custódia de um centurião, que a Bíblia diz tê-lo tratado de forma gentil, permitindo algumas regalias ao preso Paulo de Tarso.  

Após ancorar e partir de inúmeros portos, Paulo avisa ao seu condutor que não prosseguisse com viagem naquele dia, pois sentia ele que a navegação seria incômoda e com muitos danos, não só para o navio e a carga, mas também para a tripulação.

Contudo, o centurião Júlio, cria mais no piloto e no mestre do que em Paulo. (Atos 27:11).

Se estivéssemos no lugar de Júlio, o centurião que conduzia Paulo preso, provavelmente teríamos tido a mesma atitude, considerando que Paulo não tinha conhecimentos náuticos, ele tinha como profissão a fabricação de tendas (Atos 18:3), pouca coisa conhecia do mar, mas tinha muita intimidade com o Senhor.

A grande diferença é que Paulo era um homem a serviço de Senhor, havia sido transformado pelo encontro que tivera com Jesus Cristo a caminho da cidade de Damasco (Atos 9), mesmo que Paulo não fosse um exímio navegante, o Criador do mar, dos ventos, da terra, do navio, conhece todas as coisas e tem prazer em revelar seus segredos aos vasos escolhidos como Paulo.

Quantas vezes preferimos ouvir a voz da razão, e nosso conhecimento, até da nossa experiência, e não procuramos saber o que a Santa Palavra diz a respeito daquela situação, agimos primeiro para depois buscar do Senhor remédio para a situação.   

Neste caso, o tempo estava perfeito, o mar estava calmo, os ventos favoráveis, circunstâncias excelentes para a navegação, ou seja, o piloto e o mestre foram enganados pelos seus olhos, não consideraram a intimidade que Paulo tinha com o Senhor.

Jamais permita que as circunstâncias enganem seus olhos, prefira confiar no Senhor Deus, só Ele é poderoso para conhecer o que tem atrás das aparências, busque intimidade com o Criador, jamais será iludido pelas aparências.

Traçamos o curso de nossa história, e nos decepcionamos com o desenrolar dos fatos. Ele sabia o tempo todo. Paulo mesmo sem ter o conhecimento técnico, tinha uma visão mais clara da situação que o mestre e o piloto do navio, Deus lhe havia revelado. Este homem tinha intimidade com Deus, e nos ensina que cada passo de nossas vidas deve ser dado segundo a orientação do nosso Verdadeiro Capitão.

O conhecimento técnico, a ciência, a cultura são de extrema importância vida do homem, mas existem mistérios divinos que sobrepujam nossos limites terrenos.

Este episódio da vida de Paulo nos ensina que devemos estar atentos a voz do Senhor em nossas vidas, seja para ancorar, seja para zarpar, mesmo quando tudo parece bem, buscar intimidade com o Deus faz toda a diferença e evita entrarmos em tempestades desnecessárias.

Continua...
Deus abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário