quarta-feira, 13 de março de 2013

LIÇÕES NA TEMPESTADE - 3. Aliviando A Carga Para Sobreviver

Os versículos de Atos dos Apóstolos Capítulo 27, narram que o navio em que Paulo estava ficou a deriva, e navegava conforme o vento, sendo inclusive necessário aliviar a carga  para não afundar.

Vento é um dos símbolos do Espírito Santo, Paulo estava literalmente sendo guiado pelo vento do Espírito, o vento tem algumas características interessantes, pode-se senti-lo, mas não se sabe de onde vem nem para onde vai.  

O Próprio Jesus disse a Nicodemos, que era mestre da le em João 3:8 
"O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito".

Paulo era nascido do Espírito? O grande Apóstolo das Missões inegavelmente era íntimo do Espírito Santo do Senhor, e a sua voz ouvia, em tudo. Você já experimentou ser guiado pelo Espírito Santo de Deus?

Interessante que mesmo sem rumo, conforme o vento, a fé que Paulo possuía era inabalável, diferente dos outros tripulantes, que estavam livres no corpo, mas tinham a alma aprisionada pelo medo da morte.

Quanto a aliviar a carga, é comum numa situação de perigo os marinheiros serem obrigados a se desfazerem da maioria da carga do navio. Muitas pessoas têm que se desfazer de muitas coisas, tudo para seguir em frente e sobreviver.

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. Mateus 11:28-30.

O problema é decidir o que jogar fora do navio. A tendência é ir acumulando tudo em nossas vidas, mas chega um momento que fica difícil a navegação com tanto peso. Em uma resposta simplista, seria seguinte: jogar fora tudo aquilo que nos levar para o fundo.

Na prática não é tão fácil. Segundo historiadores, o navio transportava uma carga de trigo, o que certamente tiveram que se desfazer. Mas trigo é alimento, e ninguém sobrevive sem se alimentar, contudo, naquele momento diante das circunstâncias era melhor ficar sem o trigo e sobreviver.

Que o senhor o ajude a tomar as decisões certas, mesmo que estas sejam difíceis, mas que no fim vão lhe fazer bem.

Aliviar a carga do navio é se livrar de itens que naquele momento não são essenciais a sobrevivência, não que eles não sejam importantes, mas a vida ainda é o mais importante. E, se formos pensar num plano mais elevado, não existe nada mais importante que a salvação em CRISTO JESUS, se algo a esta ameaçando, livre-se desse algo antes que o leve para o fundo. 

Deus abençoe a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário